Summary: "Grande é o Senhor, e muito digno de louvor; e a Sua grandeza é insondável. Uma geração louvará as Suas obras a outra geração, e declarará os Seus actos poderosos." (Salmo 145:3-4)

DEUS FAZ COISAS INESCRUTÁVEIS

JOB 5:9 "Quem faz grandes coisas, e coisas inescrutáveis, Maravilhosas sem número"

As maravilhas de Deus são actos sobrenaturais para além da compreensão humana. Através de sinais extraordinários, o Deus das maravilhas demonstra o Seu poder ilimitado, a Sua presença inescapável, a Sua protecção divina, e os Seus propósitos soberanos. Estas obras maravilhosas do Deus das maravilhas são demonstrações únicas do poder divino que vão muito além da capacidade e poder humano. Deus tem feito grandes coisas e fará grandes coisas para sempre. Todas as Suas obras estão cheias de ordem e de esplendor: Ele faz a Sua obra de forma requintada. Mesmo as Suas obras, que o homem vê como nada e deformadas, estão cheias de ordens. As suas obras são insondáveis.

O homem gosta de procurar coisas novas. Grandes exploradores, como Cristóvão Colombo, procuraram novas terras. Grandes cientistas como Albert Einstein pesquisaram para explicar grandes mistérios científicos. Grandes inventores como Thomas Edison procuraram e descobriram novos dispositivos que permitiram ao homem desfrutar das comodidades modernas. Mas há algumas coisas que estão muito para além das capacidades de investigação do homem. No entanto, são compreensíveis para o coração crente porque estas coisas inescrutáveis estão próximas do coração de Deus, que nos fez à Sua imagem. Job disse: "Quanto a mim, procuraria Deus, e a Deus entregaria a minha causa, que faz coisas grandes e inescrutáveis, coisas maravilhosas sem número (Job 5:8-9). "Grande é o SENHOR, e muito louvável; e a sua grandeza é insondável" (Salmo 145:3). "Não há procura do seu entendimento" (Isaías 40:28) "Grande é o nosso Senhor e de grande poder: o seu entendimento é infinito" (Salmo 147:5). Há muito mais a descobrir sobre Deus e a Sua grande criação do que todos os cientistas podem alguma vez esperar descobrir nesta vida. Contudo, aqueles que O amam terão uma eternidade de tempo para procurar as majestosas complexidades do Seu universo infinito, pois "os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem entraram no coração do homem, as coisas que Deus preparou para os que O amam" (1 Coríntios 2:9-10).

A grandeza de Deus é insondável. A imensidão da grandeza de Deus é como o universo e parece continuar e continuar. David temia a grandeza de Deus e meditava frequentemente sobre ela. Ele também acreditava que todos deveriam declarar a grandeza de Deus às gerações vindouras: "Grande é o Senhor, e muito a ser louvado; e a Sua grandeza é insondável. Uma geração louvará as Suas obras à outra, e declarará os Seus actos poderosos. Meditarei sobre o glorioso esplendor de Vossa Majestade, e sobre as Vossas maravilhosas obras. Os homens falarão do poder dos Vossos actos espantosos, e eu declararei a Vossa grandeza" (Salmo 145:3-6).

Inseparável implica a busca das coisas mais abstractas e secretas; tal como o coração, que só o Senhor pode procurar (Jeremias 17:15). O coração está demasiado baixo, não só para o olho, mas também para a compreensão do homem. Os fundamentos ou lugares profundos da terra não podem ser conhecidos a não ser por uma busca profunda. Mas ninguém pode procurar as obras de Deus nem procurar a Sua compreensão (Isa 40:28).

Existem algumas obras de Deus, que não devem ser procuradas; não podem ser encontradas por investigação, mas devem ser adoradas por acreditarem nelas. Muitos dos seus julgamentos são tão insondáveis e não é nosso dever procurá-los. Romanos 11:33 - "Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus" Quão insondáveis são os seus julgamentos". Como estas palavras indizíveis, que Paulo ouviu no 3º Céu, não são lícitas para o homem pronunciar (2 Coríntios 12:4), assim os juízos insondáveis de Deus não são lícitos para o homem os procurar. Deus nunca pode ser plenamente conhecido. Na Sua sabedoria soberana, Deus escolheu não revelar algumas coisas: "As coisas secretas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as coisas que são reveladas pertencem-nos e aos nossos filhos para sempre, para que possamos fazer todas as palavras desta lei" (Deuteronómio 29:29). Muitos rotulariam como pouco amável para Deus a decisão de reter alguma informação do seu povo. Acreditam erroneamente que Deus deve revelar tudo o que possam querer saber. No entanto, como com todos os bons pais, a sabedoria de Deus leva-o a abster-se de responder a todas as perguntas que os Seus filhos lhe fazem, e isto contribui para a Sua incompreensibilidade. Tal intromissão nas obras de Deus, é tão perigosa, como intrometer-se na Arca de Deus (1 Samuel 6:19). É mais proveitoso para nós, e mais honroso para Deus, se procurarmos os nossos próprios segredos em vez dos de Deus.

Existem outras obras de Deus, que não devem ser revistadas, mas podemos revistá-las. É nosso dever estudá-las, embora não as possamos encontrar. Podemos procurar e encontrar muitas das obras de Deus com os nossos sentidos; há outras que não podemos encontrar, embora as procuremos com a nossa razão e compreensão. A mente de Deus é legível em muitas das Suas obras, e podemos lê-las sem um comentário ou intérprete. As Suas outras obras são misteriosas e enigmáticas.

O facto de que "os Seus caminhos já passaram" é a causa de muita frustração na nossa caminhada cristã. Queremos descobrir os caminhos de Deus. Queremos saber o que Ele está a pensar quando Ele permite que certas coisas aconteçam. Mas como Deus disse a Isaías: "Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos... Pois assim como os céus são mais altos que a terra, também os meus caminhos são mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos são mais altos que os vossos pensamentos" (Isaías 55:8-9). Deus está a elaborar um plano a que não temos conhecimento. Só podemos compreender a Sua vontade tal como ela é revelada dia após dia. Embora por vezes não compreendamos os vales escuros por onde Ele nos conduz, uma vez alcançado o cume da montanha e olhado para trás, veremos o caminho que nos conduziu até lá. E compreenderemos o que Ele estava a fazer. Compreenderemos que nunca poderíamos ter alcançado as alturas se não tivéssemos chegado primeiro através das profundezas.

DEUS SABEDORIA INSONDÁVEL

"Oh, a profundidade das riquezas tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os Seus julgamentos e os Seus caminhos para além da descoberta! Pois quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem se tornou o Seu conselheiro?" (Romanos 11:33-34).

Para além de toda a sabedoria humana está a sabedoria de Deus - uma sabedoria auto-suficiente; derivada de nenhuma outra fonte; uma sabedoria da qual, de facto, toda a sabedoria humana é um reflexo ténue. Tomemos o mais sábio dos homens - homens como Sócrates, Platão, ou Séneca: quão tolos foram alguns dos seus pensamentos, as suas propostas, ou as suas acções! Tomemos o homem mais sábio que conhecemos, e ele terá por vezes o prazer de se aconselhar com outra pessoa. De facto, nisto o homem sábio mostra a sua sabedoria. São os tolos que desprezam a repreensão, e que não aceitam conselhos. Mas Deus não precisa de conselhos. Ele não comete erros. Este pensamento sobre a sabedoria insondável de Deus ensina-nos uma lição de fé e confiança. As relações de Deus são frequentemente misteriosas para nós, mas há uma sabedoria infinita por detrás de todas elas. Fazemos tudo com base no que corre na nossa mente e isso é normalmente baseado no que aprendemos através dos nossos sentidos. Se dependermos do conhecimento limitado que temos, não podemos brilhar neste mundo. É por isso que as pessoas fazem investigação e acumulam conhecimento. No entanto, a sabedoria do mundo não pode ser comparada à sabedoria de Deus. Devemos sempre recordar que Deus escolhe as coisas tolas do mundo para envergonhar aqueles que confiam na sua sabedoria (1 Coríntios 1,27) e por isso devemos olhar para Deus para sermos guiados pela Sua sabedoria. A Bíblia diz claramente em Provérbios 21:30 que "não há sabedoria, nem discernimento, nem plano que possa ser bem sucedido contra o Senhor". Só quando olhamos para Deus em busca de sabedoria, Deus estabelecerá os nossos passos (Salmo 37:23).

Ele faz todas as coisas bem. Ensina-nos também uma lição de obediência. O caminho de Deus é sempre o mais sábio, o mais seguro, o melhor, o mais feliz. Poderia dizer-nos como Moisés disse aos filhos de Israel: "Eis que vos ensinei estatutos e juízos, como o Senhor meu Deus me ordenou". Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque esta é a vossa sabedoria e o vosso entendimento aos olhos das nações, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão, certamente esta grande nação é um povo sábio e compreensivo". (Deuteronómio 4:5-6).

DEUS CONHECIMENTO INESCRUTÁVEL

"Todos os tesouros desta sabedoria e conhecimento estão escondidos em Cristo Jesus" (Colossenses 2:3).

Fizemos muitos progressos no conhecimento científico e, no entanto, quão limitado é o conhecimento humano! Quantas coisas em medicina, em geologia, em astronomia, ainda não foram reveladas! Nenhum homem pode dizer que sabe tudo sobre ciência, embora possa ter dado uma vida inteira para a estudar. Mas o conhecimento de Deus é insondável; insondávelmente profundo. "Oh, a profundidade das riquezas do conhecimento de Deus! Quem conheceu a mente do Senhor"? (Romanos 11: 33-34). Nada lhe é escondido. Ele conhece todos os factos registados - todos os factos guardados em todos os computadores e todos os livros em todas as bibliotecas do mundo. Todas as partes e caminhos do universo são conhecidos por ele. Cada nação é conhecida por ele - a sua história nacional, os seus pecados nacionais. Todas as famílias são conhecidas por ele. Ele conhece todos os acontecimentos que ocorrem nas mentes e vontades humanas - todos os acontecimentos volitivos, emocionais e espirituais - todos os pensamentos e escolhas e sentimentos (Passado, presente e futuro). Ele conhece todos os eventos que alguma vez aconteceram e acontecerão a todos os níveis da existência: físico, mental, volitivo. E ele sabe como todos os factos e todos os acontecimentos, de todos os tipos, se relacionam entre si e se afectam uns aos outros. Quando um acontecimento acontece, ele vê a cadeia eterna de efeitos que dele decorrem e de todos os milhares de milhões de acontecimentos que são desencadeados por cada outro acontecimento. (Um exemplo é o vírus Corona (COVID-19) Pandemia que começou na China (Novembro de 2019) e que se propagou a todas as partes do mundo em poucos meses). Ele sabe tudo isto sem a menor tensão na sua mente. Isso é o que significa ser Deus.

Os pensamentos secretos, os motivos secretos, os planos secretos de cada vida, ele conhece-os a todos. Este pensamento traz consigo um grande conforto. "O vosso Pai celeste sabe de que coisas precisais, antes de lhe pedirdes". (Mateus 6 :8) Ele conhece todas as nossas dificuldades e todos os nossos desejos. E enquanto aguardamos com expectativa o futuro, o tribunal, não haverá conforto em sentir que o juízo de Deus sobre nós será perfeitamente justo, porque se baseará num conhecimento completo e exacto e perfeito das nossas vidas? Os nossos motivos podem ser mal compreendidos pelos homens; mas Deus sabe tudo sobre eles. "Então os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai". (Mateus 13:43). Traz consigo também uma advertência solene. Se Deus sabe tudo sobre mim, eu deveria ter o cuidado de viver como aos seus olhos! Devo ter o cuidado de viver como na presença do tribunal! "Porque nada há coberto, que não seja revelado; nem escondido, que não seja conhecido" (Mateus 10:26).

Deus é infinitamente sábio. Ele sempre foi capaz de conceber e realizar planos que têm bons objectivos e que fazem uso de todo esse conhecimento para levar a bom termo os seus propósitos. Ele sabe como usar todos os factos do universo e guiar todos os acontecimentos do universo para alcançar o melhor fim.

DEUS MISERICÓRDIA ABUNDANTE

Deus é rico em misericórdia (Efésios 2:4) mas não dá a Sua misericórdia a todas as pessoas com a mesma medida. Ele prodigaliza a Sua misericórdia a algumas pessoas enquanto Ele retém a misericórdia de outras. Deus escolhe mostrar misericórdia a uns, e Ele escolhe endurecer os corações dos outros para que estes se recusem a ouvir. Ele mostra a Sua misericórdia para com Moisés e os israelitas, enquanto escolhe endurecer o coração do Faraó. Há um mistério na distribuição da misericórdia de Deus que é insondável. Ele opta por mostrar misericórdia de acordo com a Sua própria vontade sobre nós. Mesmo quando não merecemos a Sua misericórdia, a Sua graça é suficiente para nós (2 Coríntios 12:9).

A misericórdia de Deus é mais ampla do que todos os nossos credos, e mais ampla do que os julgamentos dos cristãos individuais. Que profundidade, que amplitude de misericórdia se revela naquelas palavras de Cristo, "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"! (João 3:16) Há esperança para o mais culpado dos pecadores que se arrependerão do seu pecado, e acreditarão no Senhor Jesus Cristo. Assim, enquanto falamos das coisas insondáveis de Deus, não tomamos a posição agnóstica. Não dizemos que Deus é desconhecido e incognoscível. Não conhecemos a profundidade da Sua sabedoria, conhecimento e misericórdia; mas sabemos que Ele possui e manifesta todas estas qualidades sublimes no seu trato com os homens. Há mistérios nas Providências de Deus, mas há uma grande verdade que trará paz a toda a alma que nela age; que trará toda a alma que nela age para a presença eterna e comunhão de Deus: "Crede no Senhor Jesus, e sereis salvos" (Actos 16:31).

Há pensamentos que são insondáveis sobre Deus, e no entanto são pensamentos que podemos sentir dentro dos nossos espíritos como o próprio poder de Deus para a salvação, mesmo que possamos sentir o sol quente nos nossos rostos, embora não possamos caminhar pelo caminho brilhante por onde ele passa. Jesus Cristo é o "dom indizível de Deus";"(2 Coríntios 9:15), mas muitos podem dizer dele," eu sei em quem tenho acreditado, e estou convencido de que ele é capaz de guardar o que lhe prometi contra aquele dia"(2 Timóteo 1:12). O amor de Deus é chamado "o amor de Deus, que passa o conhecimento (Efésios 3:19)"; e no entanto muitos experimentaram o seu poder nos seus corações. A paz de Deus é uma paz "que passa todo o entendimento"; (Filipenses 4:7) no entanto, muitos souberam como, numa época de inquietação ou provação, essa paz, como uma sentinela, tem mantido os nossos corações e mentes em confiança silenciosa e em segurança calma. "Agora sabemos em parte; mas então saberemos mesmo como também somos conhecidos". - (1 Coríntios 13:12).

Se as obras de Deus são inescrutáveis, então quão inescrutáveis são os conselhos de Deus, os conselhos profundos e secretos de Deus. As obras de Deus são os conselhos visíveis de Deus. Cada obra de Deus traz à luz alguns conselhos de Deus. Agora, se não somos capazes de descobrir os Seus conselhos quando eles se tornam visíveis nas Suas obras, como vamos descobrir os Seus conselhos, quando eles se escondem no Seu peito?

O NOSSO DEVER COMO CRISTÃOS

1. Há algumas grandes obras de Deus que são fáceis e simples. É nosso dever conhecer estas obras e aprender com elas (incluindo a palavra de Deus).

2. Devemos procurar e trabalhar para expor as obras que são difíceis de compreender, com submissão à mente de Deus, e não apenas para satisfação das nossas próprias mentes. Podemos procurar com desejo de honrar a Deus; mas não para nos humilharmos a nós próprios. Podemos procurá-las para nos tornar mais santos, embora não apenas para nos tornar mais conhecedores.

3. Se as obras de Deus são inescrutáveis, então devemos submeter-nos às dispensações de Deus. Embora não sejamos capazes de dar razoavelmente conta delas ou da causa pela qual foram feitas, ainda assim devemos reverenciá-las; e aquilo em que não podemos acreditar por saber, devemos saber por acreditar.

4. É nosso dever, não só fechar os olhos e acreditar, ou acreditar quando não podemos ver; mas temos muitas vezes de acreditar onde o conhecimento é excluído, acreditar quando não podemos compreender. Pela fé Abraão seguiu o apelo de Deus, embora não soubesse para onde ia (Hebreus 11:8). É perigoso seguir os homens de olhos vendados, mas é seguro seguir Deus de olhos vendados (Faz parte do nosso dever). O Senhor sabe (como Jacob respondeu a José) o que ele faz, e de nós é cumprir silenciosamente o que ele faz, embora nós não o saibamos.

5. "Chamai-me e eu vos responderei e vos direi coisas grandes e inescrutáveis que não sabeis" (Jeremias 33,3). Deus oferece-se para revelar coisas que não podem ser descobertas por nenhum meio para além d'Ele! O que está escondido ao cientista pode ser revelado à pessoa que procura o Deus Omnisciente. De facto, o único meio de descobrir "coisas insondáveis" é aproximar-se de Deus (Ele tem os segredos do Universo).

Embora Deus tenha lançado milhares de almas no Inferno, no entanto nenhum homem O pode questionar. Quando Deus vira os Reinos de cabeça para baixo e envia aflições ao Seu próprio povo; quando Ele os entrega ao poder do adversário e faz com que todos os seus inimigos se regozijem, nenhum homem na Terra se atreve a fazer-Lhe perguntas.

As suas obras são inescrutáveis. Está para além da linha de uma criatura colocar uma questão sobre a obra do Criador. "Dirá o que é formado àquele que o formou: 'Porque me fizeste assim? Será que o oleiro não tem direito sobre o barro?" (Romanos 9:20 -21).

Alguns pensam que poderiam fazer coisas melhores do que Deus fez, ou pelo menos que Deus poderia ter feito melhor; se tivessem o poder nas suas mãos, as coisas não deveriam ir assim, que insuportável indignidade nisto, à sabedoria e poder de Deus, que Ele deveria ser responsabilizado pelas Suas obras que são insondáveis?

"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! quão insondáveis são os seus julgamentos, e os seus caminhos para além da descoberta"! (Romanos 11:33).

"Todos os dias Te abençoarei, e louvarei o Teu nome para todo o sempre. Grande é o Senhor, e muito a ser louvado; e a Sua grandeza é insondável".

(Salmo 145:1-3).

(Em minha pesquisa para este sermão, usei o esboço de JOSEPH CARYL de seus trabalhos sobre EXPOSIÇÃO DE JOB com observação prática).

James Dina

Email - jodina5@gmail.com

16 de Julho de 2020