Sermons

Summary: Conhecer a vontade de Deus e ter companheirismo com Deus requer compreensão espiritual. Oh Senhor, dá-me compreensão de acordo com a tua palavra, e eu viverei. O seu entendimento é insequipável.

O ESPÍRITO DE COMPREENSÃO (THE SPIRIT OF UNDERSTANDING)

"Pois o Espírito procura todas as coisas, sim, as coisas profundas de Deus. Para que homem sabe as coisas de um homem exceto o espírito do homem que está nele? Mesmo assim ninguém conhece as coisas de Deus exceto o Espírito de Deus" (1 Coríntios 2:10-11).

Os sentimentos de um coração compreensivo dão-nos o doce espírito de garantia de não só saber, mas fazer o que é certo, independentemente das circunstâncias. Ao lermos a Palavra de Deus, é o Espírito de Compreensão que revelará e exporá estas coisas para que possamos "lidar" com elas. Quando não lermos a Palavra e o Espírito de Entendimento não estiver autorizado a operar, então não seremos capazes de ver ou encontrar o nosso caminho. Hosea 4:14 diz"... pessoas que não entendem deve cair.

Quantas vezes te sentaste e leste a Palavra de Deus, levantaste-te e não te lembraste de nada que leste? Bem, o Espírito de Entendimento de Deus não estava a funcionar.

O Espírito de Compreensão é a revelação sobrenatural de Deus- As suas ideias secretas à Sua Palavra. O Espírito de Deus ilumina os nossos corações e dá-nos a compreensão da Sua Sabedoria. Por outras palavras, "acende as luzes para nós.".

Dá-nos discernimento. Quando tiveres compreensão, verás as seguintes coisas na tua vida:

Vais perceber o que se passa nos bastidores. Vais ser capaz de juntar as peças sobre o que realmente está a acontecer.

Vai perceber porque é que as pessoas agem como agem.

- Vai achar mais fácil ver pessoas e situações com os olhos de Deus e manter a sua perspetiva.

- Poderás discernir a causa das coisas com que lidas do dia-a-dia e o timing de Deus mais facilmente.

Por muito bom que seja o entendimento de um homem, não é suficiente para ele saber a vontade de Deus. Conhecer a vontade de Deus e ter companheirismo com Deus requer compreensão espiritual. Só a compreensão espiritual leva-nos ao reino do espírito e permite conhecer a vontade de Deus. A compreensão carnuda permite saber algumas verdades, mas estas verdades só permanecerão na nossa mente. A compreensão espiritual pode transformar o que entendeu em vida porque vem do espírito.

Um espírito de revelação e compreensão espiritual vão lado a lado. Deus deu-nos um espírito de sabedoria e revelação; Ele também nos deu compreensão espiritual. A sabedoria e revelação que recebemos no nosso espírito devem ser realizadas pelo entendimento antes de sabermos o verdadeiro significado da revelação. A revelação é o que recebemos de Deus; compreender é compreender a revelação que recebemos de Deus. A compreensão espiritual diz-nos o significado de todo o movimento dentro do nosso espírito; permite-nos conhecer a vontade de Deus. A nossa comunhão com Deus baseia-se no nosso espírito recebendo a revelação de Deus, na intuição do espírito sentindo esta revelação, e na compreensão espiritual para interpretar o significado desta revelação. O nosso próprio entendimento nunca poderá resolver nada. Quando o nosso espírito ilumina a nossa compreensão, este último conhece o propósito do movimento de Deus.

ATRIBUTOS DE COMPREENSÃO

1. DEUS É A FONTE DA COMPREENSÃO

(A) Precisamos remover a filosofia errada das nossas mentes de que outras pessoas são a fonte de compreensão. Muitas vezes olhamos automaticamente para outras pessoas - o pastor, professor de catese, professor de seminário ou outra pessoa educada ou livro para nos dar compreensão. Deus pode usar outras pessoas para nos dar compreensão, mas ele é a fonte de compreensão. É maravilhoso que possamos ir ter com ele a qualquer momento quando nos falta compreender e ele nos dará.

A capacidade de entender a Bíblia é algo que Deus nos dá. A compreensão é um dom de Deus, não é algo que conjuramos dentro de nós mesmos. Como cristãos, temos a derradeira oportunidade na vida de ter Deus para nos dar um conselho e direção perfeitos. Tem uma compreensão perfeita do que é melhor. Tem um conhecimento perfeito do que funciona e do que terá maus resultados. Ele é tão superior a todos os outros combinados que ninguém tem nada, mesmo uma pequena descoberta, que podem ensinar a Deus.

Acha que o método, ideia, teoria, instrução da comunidade educada é melhor do que o que Deus diz? Subconscientemente, a igreja caiu nesta armadilha.

"Não sabe? Não soube? O Deus eterno, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem desmaia nem está cansado. O seu entendimento é insequipável. (Isaías 40:28)

(B) Para receber a compreensão, precisamos reconhecer a nossa posição como servo de Cristo que precisa de compreensão. Aqueles que sentem que já sabem por causa da sua educação não se vêem como servos e provavelmente sentirão falta de olhar para Deus para lhes dar compreensão num momento crucial. "Eu sou o seu servo; dê-me compreensão, que eu possa conhecer os seus testemunhos" (Salmos 119:125 )

Copy Sermon to Clipboard with PRO Download Sermon with PRO
Browse All Media

Related Media


By Your Fruit
SermonCentral
Preaching Slide
Gps
SermonCentral
Preaching Slide
Talk about it...

Nobody has commented yet. Be the first!

Join the discussion
;